No dia 30 de outubro deste ano será comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Uchinanchu (Sekai Uchinānchu no Hi / 世界ウチナーンチュの日). O termo uchinānchu significa "pessoa de Okinawa", referindo-se aos okinawanos e seus descendentes.
A proposta de criar um dia para homenagear os uchinānchu de todo o mundo foi apresentada por dois nikkei da 3ª geração residentes na cidade de Nago, o argentino Andrés Higa e o peruano Tadashi Andres Ysa Urbina (ver foto acima). A ideia surgiu diante da existência em seus países de origem de datas comemorativas para homenagear e celebrar o país, como o Dia da Independência. Assim, eles queriam criar algo semelhante em Okinawa, já que na província, embora existam datas como o Fukki no Hi (Dia da Reversão de Okinawa ao Japão) e o Irei no Hi (Dia em Homenagem aos Mortos na Batalha de Okinawa), elas não sejam consideradas festivas.
Da entrega da petição à Câmara dos Deputados de Nago até a aprovação e o estabelecimento oficial da data, passaram-se apenas poucos meses. A rapidez do processo e o grande apoio populacional à proposta impressionaram até mesmo os seus idealizadores.
Para a escolha do Dia Mundial do Uchinanchu foi realizada uma enquete com integrantes de organizações de intercâmbio cultural, presidentes de associações okinawanas no exterior, intercambistas, entre outros. O dia 30 de outubro foi escolhido com 52% dos votos, por ser o dia que fecha o Festival
Mundial Uchinanchu (Sekai no Uchinānchu Taikai / 世界のウチナーンチュ大会) deste ano.
Nesse festival,
que ocorre a cada cinco anos, descendentes de diferentes partes do mundo
se reúnem para exaltar e fortalecer os laços com Okinawa. O festival já
encontra-se na sua sexta edição e o anúncio oficial da instituição do Dia Mundial do Uchinanchu será realizado durante o ultimo dia do evento.