sexta-feira, 15 de maio de 2020

[Dorama] Jimi ni Sugoi! Koetsu Girl: Kono Etsuko

Jimi ni Sugoi! Kōetsu Girl: Kōno Etsuko (地味にスゴイ!校閲ガール・河野悦子) é uma novela japonesa (dorama) que foi transmitida pela emissora Nippon TV em 2016. 


Sinopse:
Etsuko Kono é uma jovem apaixonada por moda e que tem o sonho de ser editora da Lassy, sua revista de moda favorita. Depois de várias tentativas, ela finalmente consegue uma vaga de emprego na editora da revista, mas para o cargo de revisora. Embora não seja a vaga que deseja, Etsuko aceita o emprego e com o tempo percebe que o trabalho de revisão é mais interessante e desafiador do que imaginava.

Por que vale a pena assistir ao dorama:
Este dorama trata com bom humor e toques de romance o dia a dia de uma revisora. Assim, ao assisti-lo podemos conhecer melhor o trabalho de um revisor e ver como ele é interessante e importante, embora muitas vezes não seja valorizado.
Apesar de não estar no cargo que gostaria, a protagonista trabalha com muita dedicação. Sua alegria, originalidade e persistência são inspiradoras não só para os demais personagens, mas também para os telespectadores.
É uma novela leve, divertida e que conta com a beleza e ótima interpretação da atriz Satomi Ishihara.

Observação: O título deste dorama em inglês é "Pretty Proofreader". 

Clique aqui para acessar o site oficial do dorama.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

[Curiosidades] 8 de Maio, o Dia do Goya

Gōyā (ゴーヤー) é a forma como as pessoas de Okinawa (província situada no sul do Japão) chamam o melão-de-são-caetano, um legume que se caracteriza pelo sabor amargo, cor verde e aparência espinhosa.




Ele é utilizado em um dos pratos típicos de Okinawa, o gōyā chanpuru (ゴーヤーチャンプルー), que consiste em um refogado de goya, tofu e outros ingredientes.




Também chamado de nigauri, o goya é rico em vitaminas e estudos indicam ser um alimento com diversas propriedades benéficas para a saúde. Por isso, o consumo de goya é um dos fatores comumente relacionados ao segredo da longevidade dos okinawanos. 

goya é tão popular em Okinawa que é utilizado como tema de lembrancinhas típicas da província. Lá você pode encontrar chaveiros, bonecos e até chinelos em formato de goya!



goya também pode ser encontrado à venda em feiras livres do Brasil. Em São Paulo, há alguns restaurantes que possuem pratos com goya em seu cardápio:

-Deigo: restaurante de comida japonesa localizado no bairro da Liberdade, tem também pratos típicos de Okinawa, como o goya chanpuru;

-Oishiisa: restaurante de comida okinawana situado no bairro do Ipiranga, tem pratos como o Okinawa soba e o goya chanpuru;

-Tempura Ten: restaurante especializado em tempura localizado no bairro da Bela Vista, onde é possível experimentar o tempura de goya.

 E você, gosta de goya? Conhece outros restaurantes com pratos que incluem este legume? Deixe aqui seus comentários!

sábado, 2 de maio de 2020

[Literatura] 1Q84 (Haruki Murakami)

1Q84 é uma obra de Haruki Murakami, consagrado escritor japonês que já concorreu ao Prêmio Nobel de Literatura. Nesta obra, dividida em 3 volumes, Murakami narra as histórias de Aomame e Tengo, que aos poucos vão se entrelaçando. A atmosfera surreal e de mistério do livro envolve o leitor que, assim como os personagens, já não consegue distinguir o que é ou não “desse mundo”.

É um livro repleto de referências literárias, desde obras da literatura clássica japonesa até autores estrangeiros como Dickens e George Orwell. As referências musicais também estão presentes.

Nota-se ainda o teor crítico da obra ao tratar de temas como religião, sexualidade, bullying e violência à mulher. 

Não deixe de ler!