domingo, 17 de agosto de 2014

[Língua Japonesa] Nihongo Noryoku Shiken (日本語能力試験)

Nihongo Nōryoku Shiken (Exame de Proficiência em Língua Japonesa) é um exame voltado para aqueles que não têm o japonês como língua materna e tem como objetivo avaliar e comprovar a competência em língua japonesa. Ele é realizado no Japão e em diversos outros países.
No Brasil, o exame é realizado pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) e ocorre apenas uma vez por ano (dezembro, com inscrições por volta de agosto). 

Por que prestar o exame?
É uma forma de testar e avaliar o conhecimento do idioma. Não só verificar o nível que possui, mas também identificar os pontos a melhorar, já que o resultado apresenta a pontuação de cada matéria. Além disso, a certificação no exame frequentemente é requisito para concorrer a bolsas de estudo e oportunidades de emprego.

Níveis do exame
O exame apresenta cinco níveis, sendo o N5 o mais baixo (básico) e o N1 o mais alto (avançado). No ato da inscrição, o candidato deve optar pelo nível que deseja prestar. No site oficial do exame há questões de exemplo para cada nível (clique aqui).

Aprovação e resultado
Para ser aprovado, é necessário obter uma pontuação mínima de cada matéria e ainda alcançar a pontuação mínima total, que variam conforme o nível.
O resultado é enviado via correio, geralmente em março. Os aprovados recebem juntamente o certificado. Pode-se consultar o resultado online previamente (por volta de fevereiro) no site oficial do exame.

--------------------------------
Para mais informações, acesse:
Japanese Language Proficiency Test (JLPT): http://www.jlpt.jp/ (site oficial do exame)
Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ): http://www.cblj.org.br/ (responsável pela realização do exame no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário